Sobre nós | Clube de Leitura Quindim

Construir um país onde toda criança possa ter acesso à literatura de qualidade. Fazer com que nossa rica produção de literatura infantil chegue a seus leitores, em vez de se tornarem “comercialmente inviáveis”. Proporcionar a famílias momentos de afeto através da leitura compartilhada. Transformar a casa em um espaço que aprecie o valor simbólico dos livros. Disseminar literatura transformadora, capaz de auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo.

Tudo isso não pode ser um sonho distante.

Por isso, o Clube de Leitura Quindim uniu esforços de diferentes profissionais da área de leitura e literatura para desenvolver uma ação sustentável a longo prazo que contribua na superação das enormes dificuldades em se fazer do Brasil um país mais leitor:

•  falta de bibliotecas públicas;
•  falta de livrarias;
•  livrarias com pouco ou nenhum espaço para a literatura infantil de qualidade;
•  a deficitária distribuição de livros, visto que em muitas regiões do país a literatura não chega;

•  falta de tempo e informação dos pais para conhecer bons livros e para acompanhar o desenvolvimento da leitura dos seus filhos;
•  pouco acesso a livros infantis brasileiros de qualidade.

Reconhecendo que essas dificuldades superam a açãos principal de sua iniciativa, o Clube de Leitura Quindim destinará 10% de seu lucro para subsidiar o Centro de Leitura Quindim, que realiza ações de formação e promoção de leitura no Brasil e no mundo, alinhando uma forte cadeia de agentes e projetos em bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, hospitais, praças e parques.

Recentemente a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil alertou sobre a necessidade de unir esforços para melhorar o cenário atual: 73% da população brasileira é analfabeta funcional e não consegue ler e reter os pensamentos principais de um texto curto. Precisamos mudar isso nas gerações presentes e futuras.

O Clube de Leitura Quindim é um projeto para valorizar e dar acesso aos livros infantis brasileiros de qualidade, uma iniciativa de formação para os pais, um meio de resgate do valor simbólico do livro e da importância e do papel da família na formação de crianças leitoras.

Assim como o famoso Círculo do Livro formou uma geração de leitores na década de 1970, o Clube de Leitura Quindim se aventura com você para dar a nossa contribuição à educação e à cultura de nosso país.

2016 Copy - Clube de Leitura Quindim - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas