Sobre o Centro de Leitura Quindim

​O Centro de Leitura Quindim nasceu em 19 de setembro de 2014, a partir de um desejo do seu idealizador Volnei Canonica de formatar um espaço onde crianças, jovens e adultos possam ter acesso à literatura infantil, juvenil e a conteúdos teóricos sobre a temática.

O nome do Centro de Leitura é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, pai da literatura brasileira para crianças e jovens, pela criação do personagem infantil Quindim, um rinoceronte, e ao poeta brasileiro Mario Quintana, já que o doce brasileiro quindim era o seu favorito. A escolha do nome foi presente do escritor e ilustrador Roger Mello – ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen, 2014, considerado o nobel da literatura infantil.

O Centro de Leitura tem por objetivo contribuir na construção de políticas públicas e em ações de promoção da leitura – no Brasil e no Exterior – para que crianças, jovens, pais e educadores tenham acesso à literatura de qualidade.

O Quindim tem sede em Caxias do Sul/RS, mas desenvolve ações nacionais e internacionais. No escopo de suas ações está a realização de seminários, curadoria, assessoria, cursos de formação e uma biblioteca de acesso público com livros de qualidade editados no Brasil e no Exterior.

O Centro de Leitura funciona de forma virtual e física, em parceria com a Casa do Meio (Rua Do Guia Lopes, 673, Centro, Caxias do Sul/RS), que tem sido o lugar de referência para os encontros e estudos.

O Quindim conta com a colaboração de profissionais ligados à área da educação, literatura, psicologia e comunicação: Adriana Antunes, Adriana Lucena Camêlo, Graziela Cunha Canonica, Marli Fronza, Patricia Alberti, Vania Marta Espeiorin e outras pessoas do Brasil e do exterior que trabalham em prol do acesso à literatura infantil e juvenil.

2016 Copy - Clube de Leitura Quindim - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas