Sobre o Instituto de Leitura Quindim

​O Instituto de Leitura Quindim nasceu em 19 de setembro de 2014, a partir de um desejo do seu idealizador Volnei Canônica de formatar um espaço onde crianças, jovens e adultos possam ter acesso à literatura infantil, juvenil e a conteúdos teóricos sobre a temática.

O nome do Instituto de Leitura é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, pai da literatura brasileira para crianças e jovens, pela criação do personagem infantil Quindim, um rinoceronte, e ao poeta brasileiro Mario Quintana, já que o doce brasileiro quindim era o seu favorito. A escolha do nome foi presente do vice-presidente do Instituto e escritor e ilustrador Roger Mello – ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen, 2014, considerado o nobel da literatura infantil.

O Instituto de Leitura tem por objetivo contribuir na construção de políticas públicas e em ações de promoção da leitura – no Brasil e no Exterior – para que crianças, jovens, pais e educadores tenham acesso à literatura de qualidade.

No escopo de suas ações está a realização de seminários, curadoria, assessoria, cursos de formação e uma biblioteca de acesso público especializada, com acervo de mais de 5 mil títulos nacionais e estrangeiros de alta qualidade.

O Instituto de Leitura funciona de forma virtual e física, em parceria com o Centro Cultural Moinho da Cascata  (Rua Luiz Covolan, 2820, Caxias do Sul/RS), que tem sido o lugar de referência para os encontros e estudos.

O Quindim conta com a colaboração de profissionais ligados à área da educação, literatura, psicologia e comunicação: Adriana Antunes, Adriana Lucena Camêlo, Graziela Cunha Canonica, Marli Fronza, Patricia Alberti, Vania Marta Espeiorin e outras pessoas do Brasil e do exterior que trabalham em prol do acesso à literatura infantil e juvenil.

2018 Copy - Clube de Leitura Quindim - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas